sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Desenvolver pra iPhone, TCC, não ter grana AND STUFF

Antes de ontem eu tava meio sem sono e perdendo tempo na internet, pra variar. Não me lembro o motivo, mas veio na minha cabeça a ideia de fazer app's pra iPhone. Ahh, acho que lembrei (eu realmente lembrei enquanto escrevia isso..), foi num post do @AkitaOnRails sobre uns negócios de Objective-C (por acaso, a linguagem utilizada pra desenvolver pra iOs).
A ideia me pareceu ótima, já que estou na metade do meu curso de Sistemas de Informação e logo logo terei que morrer fazendo o TCC. Fazer algum sistema pra uma plataforma em plena ascensão É uma boa ideia.
Eu já tinha alguma noção do assunto, já sabia que era preciso ter um Mac e um certificado da Apple pra isso. Mas pensei que era possível dar um "jeitinho", usando algum tipo de emulador e tal. Hoje de manhã, dando mais uma pesquisada, me deparei com esse post do tecnoblog. É. Aquela tabelinha me deixou beeeeeem desanimado. E o tal "jeitinho"  de antes não me pareceu assim tão eficiente.. Não adianta: pra desenvolver pra uma plataforma assim, o sujeito precisa NECESSARIAMENTE testar o sistema NA PLATAFORMA. Isso se complica um pouco mais com o preço de qualquer produto da Apple no Brasil. Ok, não seria problema se eu não fosse mendigo, mas isso é meio irremediável no momento..
A questão é que eu fiquei ligeiramente desanimado com isso. Tá, nada me impede de estudar a linguagem e talz, mas tudo fica muito mais complicado e um pouco (MUITO, na verdade) sem graça. Tipo, qual a emoção de desenvolver pra um iPhone sem ter um iPhone pra testar a aplicação? Enfim, terei que bolar outro plano genial pro meu TCC, o que me deixa na mesma posição de, ahn, três dias atrás =P
Anyway, aqui, aqui, aqui e aqui estão uns documentos interessantes pra quem também se interessar pelo assunto.

3 comentários:

  1. Cara essa é uma realmente idéia genial, porém nem todas idéias geniais, quase nenhuma, são baratas né... SPOAHOPSAHOPS
    A questão é que tu achou um nicho de mercado interessante, se não é exatamente isso aí, com certeza é algo na área...
    O negócio, meu caro colega mendigo de Sistemas de Informação, é ter persistência, porque as dificuldades são muitas e nem sempre o retorno é o esperado.
    Mas uma coisa é certa, ninguém JAMAIS tirará teu conhecimento adquirido. Então sempre vale a pena fazer algo diferente e aprender coisas novas. Bah falei de mais, mas é mais ou menos isso velho.

    Abraçow *-*

    Cassius Pacheco

    ResponderExcluir
  2. Espero que agora estejas conseguindo fazer o que curte (se precisar de uma ajuda pra iniciar em iOS, estamos aí).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo apoio meu! Mas pode ficar tranquilo, com certeza estou trabalhando com uma tecnologia que gosto muito. Penso em aprender iOS mais tarde também, pela experiência (profissional e pessoal), mas o foco agora é o Android. E espero que continue sendo por muito tempo :-)

      Excluir