segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Android e a Ideia Genial da Semana

No último post deu a impressão de que eu fiquei meio desanimado por ver que era SEMI-IMPOSSÍVEL um mendigo desenvolver pra iPhone (surpresinha no fim desse post, aguardem). Na real acho que o texto ficou meio dramático, só isso. A questão é que no mesmo dia que eu escrevi aquilo, eu já tava pesquisando sobre o Android, e sendo feliz.
Bom, acho que a maioria já sabe, mas não custa lembrar: o Android é um sistema operacional para celulares desenvolvido inicialmente pelo Google e posteriormente pela Open Handset Alliance, uma aliança de empresas ligadas (direta ou indiretamente) à telefonia móvel. Detalhe: Open Source. Exatamente, o código é aberto. E melhor ainda, que me deixou mega empolgado: é simples desenvolver pra Android, todas as ferramentas necessárias são facilmente encontradas na internet.
Os aplicativos são construídos em Java, utilizando as bibliotecas desenvolvidas pelo Google. Portanto, o ideal é usar alguma boa IDE de Java, como o Eclipse ou o Netbeans. Utilizarei o Eclipse, que pode ser baixado aqui. Óbvio, para programar em Java, é necessário possuir no computador o JDK (Java Development Kit), encontrado no site da Oracle (que comprou a Sun já faz mais de ano, mas eu sempre esqueço e acabo me surpreendendo quando leio algo a respeito). Por último, é necessário o SDK do Android, aqui.
O processo de instalar todos os componentes corretamente e configurá-los é meio chato/longo/complicado. Eu utilizei esse artigo da Oficina da Net, que explica passo a passo o processo, de forma clara.
Tudo pronto! Bom, agora é só programar. Não tenho conhecimentos avançados de Java, tive apenas uma cadeira semestre passado que me ensinou os conceitos principais da Orientação a Objetos em si e alguns elementos da linguagem. Portanto, precisarei de MUITO material de referência. Pesquisando, encontrei esse livro (em inglês) e me interessei bastante, pretendo comprá-lo. Ainda há a página do Android voltada à desenvolvedores, com todo o material e informações necessárias, além de tutoriais.
Então, vamos à surpresa citada anteriormente. Depois que eu instalei e comecei a brincar com o Android, achei um artigo ensinando a programar pro iPhone utilizando Linux (ahhhh!). Não, não fiquei tapado. Achei até engraçado, e fechei a página sem nem ler direito o conteúdo, e voltei pro Eclipse. MALZ AÊ Apple, mas agora não te quero mais não :*
Android, é nózes.

Um comentário:

  1. OSHAOPSHOPAHSOP
    Ah vida tem muito disso...
    É só um lembrete de que NADA é impossível e que sempre tem uma alternativa melhor se procurarmos...
    Mas enfim, tu arrumaste um TCC legal! Agora tens um tempo bacana de procurar uma inspiração e se puxaaaar né!! Fazer algo bem boladão! ;P

    Abraçow Linhow

    ResponderExcluir